Pular para o conteúdo principal

Visitas

Visitar os outros é uma arte.
Uma frase ancestral diz que “todo hóspede é sagrado porque ele tem data para ir embora”. Sábio pensamento, saber a hora de dar adeus é tudo.
Cada indivíduo é um universo de manias, de coisas que o agradam e de outras que o fazem perder o bom humor, ou pior ainda, que revelam sua monstruosidade.

Minha mãe sempre foi um poço de paciência com as visitas e eram monumentais as visitas na casa da minha infância. Um exército de parentes próximos, vivendo por perto e dispostos a fazer visitas. Lembro do meu terror aos sábados, quando os pães caseiros fresquinhos esfriavam sob a toalha de pano xadrez e o cheirinho da casa recém-encerada atiçava ainda mais o meu desejo voraz de partir um pão fumegante e colocar uma generosa camada de nata fresca para comer, não uma, mas várias fatias.
Mas aí chegavam as visitas. Do nada, em bandos sorridentes e esfomeados.
Um desespero. Eu preferia me consumir de fome a expor aquela linda fornada de pães aos intrusos, porém minha mãe jamais deixou de preparar uma generosa mesa para todos, com os meus pães, a minha nata e os outros tesouros do meu “olho maior do que a barriga”.

Certamente tanta visita era culpa da generosidade distraída da minha mãe, mas a sua paciente cortesia com os outros acabou por abrandar meu caráter egoísta.
Aprendi a controlar minha irritação, a ser amável e dividir o pão com os visitantes, mas por conta da minha obsessão por comida, também desenvolvi estratégias mesquinhas para separar e esconder porções de alimentos. Depois, a sombra de um parreiral de uvas no fundo do pátio, saboreava cada naco da minha reserva com a doce sensação de ter protegido o meu farnel dos bárbaros invasores. Eu era magro de ruim.
Minha mãe que tudo percebia, achava engraçado e raramente ralhava comigo.

O tempo passou, as pessoas já não se visitam como antigamente, porque a vida tratou de ocupar todo mundo e nossa família foi se distanciando. Bons tempos aqueles.

Hoje meus amigos mais próximos vêm à minha casa e os recebo com aquela alegria que herdei de minha mãe. De igual forma sou muito bem recebido por eles.
A diferença é que todos sabem respeitar aquele mágico sinal da boa visita: o convite. Aparecer sem avisar é só para quem é muito íntimo e assim mesmo muito arriscado.
O hóspede imprevisto pode produzir uma situação muito enervante.
Tem gente sem noção, que chega na hora que você reservou para ficar sozinho e livre de compromissos, ou que se oferece para ir junto no passeio do próximo domingo, que programa as férias conforme as suas, ou pior ainda, se oferece para ficar na mesma pousada da praia que você escolheu para se refugiar do mundo.

Bem, acho que tem alguns casos que são para centro espírita. Saravá meu pai!

Comentários

Anônimo disse…
Tu ainda é do tempo do pão de milho feito no forno de barro no fundo do pátio...eu já peguei a fase do pão sovado feito no fogão a lenha...o sentimento que tu tem pelo pão com nata eu tinha pelo bolo de noz moscada e o Deco pelo sopão dos sábados ao meio-dia. Sempre fomos educados e malandros o suficiente para lidar com os "Pinto Gonçalves".
Hoje em dia tudo é bem diferente, talvez a gte tenha se tornado uma das visitas indesejadas (com certeza não), mas é bom saber que sempre vai ter pão, nata e bolo nos esperando quando chegarmos na 817 do beco do Ernestão.
Gde abraço Tio Ju, baita texto!!!

Pablo.

Postagens mais visitadas deste blog

Chamem David!

Afora ser um dos maiores talentos da pintura francesa de todos os tempos, Jacques Louis David foi sem dúvida o de maior presença nos eventos que mexeram com a vida dos franceses entre a Revolução Francesa e o Império de Napoleão Bonaparte. Um talento que sobreviveu ao seu tempo, mas sob um crivo mais severo: um artista chapa branca. Capaz de aderir a qualquer governo ou ideologia. David retratou as batalhas e símbolos dos anos de afirmação da Revolução Francesa, tão importante que quando alguma coisa espetacular estava por acontecer e merecia um registro pictórico, alguém do núcleo de Robespierre bradava: “chamem David!”. Retratou a morte de Jean Marat de forma esplêndida e, de um jeito que só ele sabia fazer, escapou da guilhotina quando seu protetor Robespierre foi condenado. Caiu nas graças de Napoleão e virou o pintor oficial do novo imperador. Seguiu sendo o pintor oficial da França até que Luís XVIII, irmão do decapitado Luís XVI, assumiu o comando da nação após o e

Em busca do vazio

A virada do século 19 para o século 20 foi um período de invejável criação literária, enquanto a ciência e a indústria viviam eufóricos dias de glória e extravagâncias. As festas boêmias eram regadas com absinto destilado, também utilizado pela medicina neste período, mas entre os boêmios aristocratas, os escritores e artistas, o absinto ganhou contornos de droga da moda, sendo largamente consumido nas grandes cidades européias como Londres, Viena, Praga e, intensamente, na Paris da Belle Époque. Não por acaso, seus usuários passaram a denominá-lo de “a fada verde”, devido ao seu mágico poder de ampliar as portas da percepção. Bem verdade que essa galera agregava ao absinto um parceiro poderoso, o láudano extraído da papoula. Recentemente tive a oportunidade de degustar uma dose de absinto. Absinto produzido em Praga, que meus amigos Fábio e Márcia trouxeram na bagagem de retorno da sua viagem por cidades do antigo Império Austro-Húngaro, em 2011. Reservaram a garrafa pa

República do Marais

Passei minha vida administrando muito pouco dinheiro, quando não à beira da mais pura dureza, portanto nunca projetei muitas viagens que não fossem terrestres. Conheço pessoas que amam viajar, quanto mais melhor, e para lugares bem diversos dentro do país ou ao redor do planeta. São descolados, aventureiros e até esportistas, gente que habita aeroportos e hotéis nos quatro cantos do mundo. Muitos viajam por razões profissionais, de forma mais ou menos frequente, enfim é um povo acostumado às viagens, aos diversos climas e fuso-horários. No meu caso, toda viagem é uma tortura que inicia à medida que sua data aproxima. Sou entocado, gosto de ficar em casa e sair de automóvel por perto para voltar logo.  Detesto voar. Sem falar nas esperas em aeroportos. Mas se o destino for Paris, gasto meu último tostão e suporto tudo com resignação. Nos últimos cinco anos, por 17 dias anuais, o bairro do Marais é meu lar em Paris. Isto é simplesmente mágico, o velho casario da Rue Charlot,