Pular para o conteúdo principal

Sedução




O talento irresistível de Oskar Schindler para seduzir mulheres e envolver marmanjos, somado ao seu espírito hedonista, resultou em um indivíduo de espírito absolutamente lúcido enquanto, ao seu redor, o mundo se desfazia em pedaços.
Claro que o Oskar Schindler do filme de Spielberg deve muito ao charme esperto do ator Liam Neeson, que merecia mas não levou o prêmio máximo da Academia de Hollywood daquele ano, apesar das sete estatuetas que a obra faturou, a ponto de merecer o apelido de A Lista de “Spielberg”.

Ninguém pode negar que pessoas sedutoras exercem um fascínio sobre as outras e têm um poder especial de manipulação, ainda mais quando suas mentes sedutoras possuem o acréscimo de um bom coeficiente intelectual.
No caso de Schindler esta rara combinação resultou na fantástica preservação de mil vidas de prisioneiros judeus, que o reconhecem como verdadeiro herói.
Só mesmo com muita habilidade para resistir e driblar os escaninhos do holocausto.

Minha maior frustração de adolescente foi a de não ter sido um grande sedutor.
Faltaram uns sete centímetros na altura e um verde água nos olhos para que me fosse dado o poder sobre um séquito de mulheres lindas, que tudo fariam pelo meu afeto.
Condenado por herança genética ao mundo em que habitam as pessoas comuns, descobri as virtudes do esforço e da humildade. Sobreviver na planície não é fácil.
Com o tempo aceitei minha modesta aparência física, mas cultivei um certo cacoete de Dom Juan no código mitocondrial de meu alter ego.

Mas voltando ao caso Schindler, vejo-o como uma exemplar quebra de paradigma.
Oskar é o bon vivant investido de uma condição privilegiada, presta serviços ao Reich sem precisar pegar em armas, sempre bem vestido, frequenta ambientes elegantes e, como um exercício contra a depressão da guerra, pega mulheres bacanas.
É festejado pelos oficiais das Waffen SS e por funcionários da Gestapo e, por razões que jamais justificariam o risco de tal empreitada, aceita uma missão de livrar centenas de prisioneiros judeus do extermínio no campo comandado pelo cruel Amon Goeth.
Um cafajeste de ouro este Schindler, um malandro de fina estirpe e herói inusitado.

Afora os defeitos de Schindler como marido, da sua compulsão por sexo, da sua pervertida relação de negócios com o aparelho nazista, havia ali um homem de raro senso humanista.
Oskar me faz pensar que os cafajestes são injustamente associados aos canalhas.
O cafajeste burla as regras da decência para realizar suas fantasias amorais mas, no caso de Schindler, esconde seu melhor aspecto pessoal sob a aparente indiferença.
Schindler realmente desejou proteger aquelas vidas da ignomínia do campo da morte.
Bem diverso do canalha que é indiferente ao sofrimento alheio.

O dom da sedução deveria ser um benefício divino exclusivo de espíritos responsáveis e ser exercido com elevado senso moral, jamais destruindo valores essenciais. Algo como ter uma lista de tarefas dignas para cuidar.

Schindler era o cara!

Comentários

Tiago disse…
Mestre Juarez,

Cada vez fico mais impressionado com a excelência literária demonstrada pelo Sr.

Uma frase como "cultivei um certo cacoete de Dom Juan no código mitocondrial de meu alter ego" é digna de ser publicada em livro.

É mistura de Sigmund Freud e Nelson Rodrigues.
Grande momento deste blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Chamem David!

Afora ser um dos maiores talentos da pintura francesa de todos os tempos, Jacques Louis David foi sem dúvida o de maior presença nos eventos que mexeram com a vida dos franceses entre a Revolução Francesa e o Império de Napoleão Bonaparte. Um talento que sobreviveu ao seu tempo, mas sob um crivo mais severo: um artista chapa branca. Capaz de aderir a qualquer governo ou ideologia. David retratou as batalhas e símbolos dos anos de afirmação da Revolução Francesa, tão importante que quando alguma coisa espetacular estava por acontecer e merecia um registro pictórico, alguém do núcleo de Robespierre bradava: “chamem David!”. Retratou a morte de Jean Marat de forma esplêndida e, de um jeito que só ele sabia fazer, escapou da guilhotina quando seu protetor Robespierre foi condenado. Caiu nas graças de Napoleão e virou o pintor oficial do novo imperador. Seguiu sendo o pintor oficial da França até que Luís XVIII, irmão do decapitado Luís XVI, assumiu o comando da nação após o e

Em busca do vazio

A virada do século 19 para o século 20 foi um período de invejável criação literária, enquanto a ciência e a indústria viviam eufóricos dias de glória e extravagâncias. As festas boêmias eram regadas com absinto destilado, também utilizado pela medicina neste período, mas entre os boêmios aristocratas, os escritores e artistas, o absinto ganhou contornos de droga da moda, sendo largamente consumido nas grandes cidades européias como Londres, Viena, Praga e, intensamente, na Paris da Belle Époque. Não por acaso, seus usuários passaram a denominá-lo de “a fada verde”, devido ao seu mágico poder de ampliar as portas da percepção. Bem verdade que essa galera agregava ao absinto um parceiro poderoso, o láudano extraído da papoula. Recentemente tive a oportunidade de degustar uma dose de absinto. Absinto produzido em Praga, que meus amigos Fábio e Márcia trouxeram na bagagem de retorno da sua viagem por cidades do antigo Império Austro-Húngaro, em 2011. Reservaram a garrafa pa

República do Marais

Passei minha vida administrando muito pouco dinheiro, quando não à beira da mais pura dureza, portanto nunca projetei muitas viagens que não fossem terrestres. Conheço pessoas que amam viajar, quanto mais melhor, e para lugares bem diversos dentro do país ou ao redor do planeta. São descolados, aventureiros e até esportistas, gente que habita aeroportos e hotéis nos quatro cantos do mundo. Muitos viajam por razões profissionais, de forma mais ou menos frequente, enfim é um povo acostumado às viagens, aos diversos climas e fuso-horários. No meu caso, toda viagem é uma tortura que inicia à medida que sua data aproxima. Sou entocado, gosto de ficar em casa e sair de automóvel por perto para voltar logo.  Detesto voar. Sem falar nas esperas em aeroportos. Mas se o destino for Paris, gasto meu último tostão e suporto tudo com resignação. Nos últimos cinco anos, por 17 dias anuais, o bairro do Marais é meu lar em Paris. Isto é simplesmente mágico, o velho casario da Rue Charlot,