Pular para o conteúdo principal

Neca e Eu

Meu casamento desafia a projeção de durabilidade dos matrimônios nacionais, dez anos e meio segundo estudo do IBGE, pois eu e a Neca estamos juntos há vinte e cinco anos.
Mais do que isto, a gente trabalha na mesma empresa há quinze, um relacionamento full time.
Quem nos conhece separadamente, sem saber que somos casados, dificilmente iria imaginar uma relação entre duas pessoas tão diversas. Quanto menos tão duradoura como a nossa. Entretanto, quem convive com o casal não chega a estranhar esta combinação que, este ano, conquista suas Bodas de Prata.

Pela primeira vez exercito e registro de forma mais pública uma reflexão sobre nossa aparente incompatibilidade de estilos e o porquê de tanta diferença sobreviver em harmonia.

A Neca é obstinadamente disciplinada na busca dos seus objetivos, intolerante com a perda de tempo na resoluções cotidianas, do conserto da torneira do banheiro até quaisquer demandas que envolvam nossa empresa ou a vida familiar.
Mas também é uma manteiga derretida no que refere a animais, crianças e pessoas idosas.
Apaixonada por cinema e música, especialmente rock, possui um raro senso seletivo sobre o que tem valor artístico em detrimento do que venha a ser lugar-comum.
Espírito vigilante contra as injustiças cotidianas é uma pessoa que não admite ser mal atendida em estabelecimentos comerciais ou públicos. Sabe exigir o que lhe é de direito com a sua boa educação e a firmeza de personalidade.
Afetiva, inquieta e sensível, porém uma verdadeira suçuarana naquelas fases mensais.

De minha parte, represento muito do que a personalidade da Neca abomina no ser masculino.
Admito uma preguiça natural que cultivo desde a infância (fato que já preocupava minha mãe) e costumo postergar pequenas providências até os limites máximos dos prazos.
Também famosa é minha impontualidade. Nunca perdi um cliente por isto, mas já estive perto.
Das artes, a literatura é meu ópio, porém tenho um bloqueio com música e ritmo, sendo motivo de chacotas a minha incapacidade de identificar o quê está tocando ou quem está cantando.
Aliás, a Neca adora me testar e se diverte com minha absoluta ausência de ouvido musical.
Sou afetivo e carinhoso com as pessoas mais próximas. Teimoso. Irreverente. Comilão.
Quando me tratam mal ou com indiferença, via de regra não reclamo, apenas desapareço.
Adoro meus cachorros. Gatos e crianças muito novas me parecem um tanto sem graça.
Sou pouco otimista com o futuro da humanidade e aprendi a não sofrer demais com isto, pois acredito nas transformações individuais e nos pequenos projetos de felicidade.

Esta é a parte mais evidente do que somos eu e a Neca.
O que está localizado mais ao fundo é o amor que nos mantém unidos, nascido de uma paixão imediata quando a gente se conheceu em uma festa de aniversário em pleno movimento pelas eleições diretas no Brasil, no já distante ano de 1984. Em dois meses estávamos morando sob o mesmo teto e a família inteira, pelos dois lados, apostou que era apenas um fogo de palha.
Não fazíamos planos apenas nos divertíamos e, quando vimos, o amor se instalara em nossas vidas. O que já vivemos juntos reúne todos os ingredientes clássicos do drama à comédia, mas de uma forma mágica sempre estamos sintonizados com o presente.

E como bem diz o verso da canção de Cazuza "o nosso amor a gente inventa pra se distrair".

Comentários

Neca disse…
Ai,ai...nem me fala!
Tiago disse…
Mestre!

Parabéns pela inspiração ao escrever esse texto. Espero que eu possa aplicar um pouco das experiências desses 25 anos no meu relacionamento.

PS: Estou articulando uma reunião, em breve entraremos em contato!

Flw!
Caro amigo, qualquer semelhança mera coincidência....acho que a tua crônica sugere uma fórmula de relacionamento. Ago que tenciona o compromisso da relação e suas formalizações do tipo casamento com a felicidade real em que a aliança é a vontade de estar junto. Talvez a hipótese do casamento tenha tamanha falência pela anulação do compromisso de manter uma relação de qualidade. A idéia do ter, de posse sobre o outro, da garantia, já pressupõe uma acomodação das partes envolvidas e a degeneração da relação inicia diante do altar.
Gostei do texto e me identifiquei muito com ele. Já foi publicado no Eco.

grande abraço,

Charles Scholl
Pablo disse…
"Neca e eu" renderia um belo livro, por ora, esta crônica tá especial de primeira!!!

Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Chamem David!

Afora ser um dos maiores talentos da pintura francesa de todos os tempos, Jacques Louis David foi sem dúvida o de maior presença nos eventos que mexeram com a vida dos franceses entre a Revolução Francesa e o Império de Napoleão Bonaparte. Um talento que sobreviveu ao seu tempo, mas sob um crivo mais severo: um artista chapa branca. Capaz de aderir a qualquer governo ou ideologia. David retratou as batalhas e símbolos dos anos de afirmação da Revolução Francesa, tão importante que quando alguma coisa espetacular estava por acontecer e merecia um registro pictórico, alguém do núcleo de Robespierre bradava: “chamem David!”. Retratou a morte de Jean Marat de forma esplêndida e, de um jeito que só ele sabia fazer, escapou da guilhotina quando seu protetor Robespierre foi condenado. Caiu nas graças de Napoleão e virou o pintor oficial do novo imperador. Seguiu sendo o pintor oficial da França até que Luís XVIII, irmão do decapitado Luís XVI, assumiu o comando da nação após o e

Em busca do vazio

A virada do século 19 para o século 20 foi um período de invejável criação literária, enquanto a ciência e a indústria viviam eufóricos dias de glória e extravagâncias. As festas boêmias eram regadas com absinto destilado, também utilizado pela medicina neste período, mas entre os boêmios aristocratas, os escritores e artistas, o absinto ganhou contornos de droga da moda, sendo largamente consumido nas grandes cidades européias como Londres, Viena, Praga e, intensamente, na Paris da Belle Époque. Não por acaso, seus usuários passaram a denominá-lo de “a fada verde”, devido ao seu mágico poder de ampliar as portas da percepção. Bem verdade que essa galera agregava ao absinto um parceiro poderoso, o láudano extraído da papoula. Recentemente tive a oportunidade de degustar uma dose de absinto. Absinto produzido em Praga, que meus amigos Fábio e Márcia trouxeram na bagagem de retorno da sua viagem por cidades do antigo Império Austro-Húngaro, em 2011. Reservaram a garrafa pa

República do Marais

Passei minha vida administrando muito pouco dinheiro, quando não à beira da mais pura dureza, portanto nunca projetei muitas viagens que não fossem terrestres. Conheço pessoas que amam viajar, quanto mais melhor, e para lugares bem diversos dentro do país ou ao redor do planeta. São descolados, aventureiros e até esportistas, gente que habita aeroportos e hotéis nos quatro cantos do mundo. Muitos viajam por razões profissionais, de forma mais ou menos frequente, enfim é um povo acostumado às viagens, aos diversos climas e fuso-horários. No meu caso, toda viagem é uma tortura que inicia à medida que sua data aproxima. Sou entocado, gosto de ficar em casa e sair de automóvel por perto para voltar logo.  Detesto voar. Sem falar nas esperas em aeroportos. Mas se o destino for Paris, gasto meu último tostão e suporto tudo com resignação. Nos últimos cinco anos, por 17 dias anuais, o bairro do Marais é meu lar em Paris. Isto é simplesmente mágico, o velho casario da Rue Charlot,