Pular para o conteúdo principal

Revendo conceitos

O ano vai terminando e eu começo a exercitar uma retrospectiva das coisas que, de alguma forma, me surpreenderam nesta maratona de doze meses.
Embora nada mais me espante em se tratando de civilização humana, ainda sinto uma certa perplexidade diante dos meus próprios erros de avaliação sobre alguns grupos de pessoas ou de indivíduos, em particular.
Minha lista de 2008 inclui os americanos que elegeram Obama, o técnico Celso Roth, do imortal tricolor, e, a Natália, minha ex-colega na comunicação social da prefeitura de Esteio.

Nunca imaginei que Barak Obama chegasse à presidência dos Estados Unidos. Não pela falta de carisma deste jovem político, pois esta é a sua mais evidente qualidade, mas por conta do conservadorismo cultural do povo americano. Um país que viveu os enfrentamentos étnicos de forma radicalmente explícita em tempos nem tão distantes dos dias atuais. Além do que, o Obama tem nome e sobrenome de muçulmano, outra barreira diante do pânico da nação americana pela iminência de atentados terroristas, que radicais islâmicos possam cometer.
Pois o Obama venceu com folga, como se diz no turfe, abrindo mais de dois corpos de vantagem na reta final. No caminho ainda atropelou a grande favorita, Hillary Clinton.

Outro paradigma que vi se despedaçar: a incompetência genética do técnico Celso Roth. Quando o Grêmio anunciou sua contratação no início do ano, demitindo de forma abrupta e até injustificada o recém-contratado, Wagner Mancini, previ um caos para a nação tricolor.
A eliminação no Campeonato Gaúcho diante do Juventude, no Olímpico, juntamente com a vergonhosa perda da vaga de continuidade na Copa do Brasil para o então invisível Atlético Goianense, confirmavam meu pior pesadelo, retornar à Segunda Divisão.
Mas aí veio o Brasileirão e o Grêmio se instalou na ponta de cima da tabela, liderando metade da competição com vantagem. E ao final, vice-campeões e vaga na Libertadores.
Ainda não considero o Celso Roth um grande técnico, mas sou obrigado a reconhecer a sua competência e achei acertada a sua manutenção na equipe para 2009.

Minha terceira surpresa vem da Natália. Para quem não conhece, a Natália ainda é estagiária de publicidade na secretaria de comunicação da prefeitura de Esteio.
Foi admitida no período em que eu integrava a equipe e, lembro nitidamente, que fui voto contrário à sua contratação. É importante dizer que nem a conhecia, mas diante dos currículos disponíveis eu procurava um estudante que viesse com fundamentos mais consistentes. Alguém que pudesse começar sob pressão e dar respostas rápidas, algo natural se tratando de um ambiente de comunicação. A Natália enviou um currículo bonitinho, com uma foto bonitinha e a informação de alguns cursos (bonitinhos) para provar que não era totalmente alienígena.
Pensei, mais uma garota que sonha em ser modelo ou atriz e, por conta do modismo, foi cursar publicidade e propaganda. Mas devido à emergência de preencher a vaga e à falta de opção melhor, concordei com a vinda da Natália.
Há uma máxima que diz que “de onde a gente menos espera que venha algo de bom, é dali mesmo que não vem nada”. Ledo engano. A guria chegou quietinha, foi fazendo uma coisinha aqui, outra ali, e foi se firmando aos poucos. Em pouco tempo se integrou à equipe graças à sua competência e simplicidade. Meio tímida, meio “fazida” e, às vezes, muito divertida.
Agora fiquei sabendo que a Natália concluiu seu curso de publicidade e propaganda com um trabalho de conclusão que mereceu nota 10 de todos os avaliadores da sua banca.
Só me resta rever meus conceitos e desejar sorte e sucesso à esta talentosa publicitária.

Em 2009 vou deixar minhas previsões de molho, exceto uma: o Grêmio vai ser Tri-campeão da Libertadores e Bi-campeão do Mundo. Tricolor, tricolor, tricolor.

Comentários

Anônimo disse…
Boa crônica Juarez. Lembro muito bem do dia em que tinhamos que tomar a decisão. A Natália realmente supreendeu e continua surpreendendo. No caso dela, foi vítima do meu preconceito, mas ao contrário, por ser loira linda e andar sempre de salto 15 pra cima. grande abraço,


Charles Scholl
Anônimo disse…
Mazááá hein? realmente, quem diria que Euzinha ia ser the best of mother fuckers in tcc néan?? (essa eu me puxei), hehe, nem eu acredito nas coisas que faço, mas no fim dá tudo certo..hehe saudades sempre, vê se aparece mais vezes, bjs querido, adoro você

A própria
Natália
Anônimo disse…
Estou com a leitura em dia noblog, rsrsrs...essa safra de crônicas do final de 2008 fecharam com chave de ouro teus textos.
Bom saber que com crise ou não, com o Grêmio sendo TRI da América, não vai ser preciso de plano B, pois sempre vai ter uma boa leitura por aqui!!!

Super abraço.

Pablo.

Postagens mais visitadas deste blog

Chamem David!

Afora ser um dos maiores talentos da pintura francesa de todos os tempos, Jacques Louis David foi sem dúvida o de maior presença nos eventos que mexeram com a vida dos franceses entre a Revolução Francesa e o Império de Napoleão Bonaparte. Um talento que sobreviveu ao seu tempo, mas sob um crivo mais severo: um artista chapa branca. Capaz de aderir a qualquer governo ou ideologia. David retratou as batalhas e símbolos dos anos de afirmação da Revolução Francesa, tão importante que quando alguma coisa espetacular estava por acontecer e merecia um registro pictórico, alguém do núcleo de Robespierre bradava: “chamem David!”. Retratou a morte de Jean Marat de forma esplêndida e, de um jeito que só ele sabia fazer, escapou da guilhotina quando seu protetor Robespierre foi condenado. Caiu nas graças de Napoleão e virou o pintor oficial do novo imperador. Seguiu sendo o pintor oficial da França até que Luís XVIII, irmão do decapitado Luís XVI, assumiu o comando da nação após o e

Em busca do vazio

A virada do século 19 para o século 20 foi um período de invejável criação literária, enquanto a ciência e a indústria viviam eufóricos dias de glória e extravagâncias. As festas boêmias eram regadas com absinto destilado, também utilizado pela medicina neste período, mas entre os boêmios aristocratas, os escritores e artistas, o absinto ganhou contornos de droga da moda, sendo largamente consumido nas grandes cidades européias como Londres, Viena, Praga e, intensamente, na Paris da Belle Époque. Não por acaso, seus usuários passaram a denominá-lo de “a fada verde”, devido ao seu mágico poder de ampliar as portas da percepção. Bem verdade que essa galera agregava ao absinto um parceiro poderoso, o láudano extraído da papoula. Recentemente tive a oportunidade de degustar uma dose de absinto. Absinto produzido em Praga, que meus amigos Fábio e Márcia trouxeram na bagagem de retorno da sua viagem por cidades do antigo Império Austro-Húngaro, em 2011. Reservaram a garrafa pa

República do Marais

Passei minha vida administrando muito pouco dinheiro, quando não à beira da mais pura dureza, portanto nunca projetei muitas viagens que não fossem terrestres. Conheço pessoas que amam viajar, quanto mais melhor, e para lugares bem diversos dentro do país ou ao redor do planeta. São descolados, aventureiros e até esportistas, gente que habita aeroportos e hotéis nos quatro cantos do mundo. Muitos viajam por razões profissionais, de forma mais ou menos frequente, enfim é um povo acostumado às viagens, aos diversos climas e fuso-horários. No meu caso, toda viagem é uma tortura que inicia à medida que sua data aproxima. Sou entocado, gosto de ficar em casa e sair de automóvel por perto para voltar logo.  Detesto voar. Sem falar nas esperas em aeroportos. Mas se o destino for Paris, gasto meu último tostão e suporto tudo com resignação. Nos últimos cinco anos, por 17 dias anuais, o bairro do Marais é meu lar em Paris. Isto é simplesmente mágico, o velho casario da Rue Charlot,